© 2015 por Spitalex. Criado com Wix.com

  • Wix Facebook page
  • YouTube clássico
  • Slideshare.jpeg
  • LinkedIn App Ícone

 

 

Entrevista ao Podcast Unesp em 28/Jul/2015

 

Assista no Youtube: https://youtu.be/7zwQh84bFH8

 

Ouça no Portal Podcast Unesp aqui

 

Um problema de Saúde Pública, com sintomas nem sempre evidentes

 

As hepatites são um problema de saúde pública e a população precisa se conscientizar sobre sua prevenção, pois nem sempre os sintomas da doença vão ser evidentes. Conforme esclarece o infectologista da FMB, a população não se cuida por dois principais fatores:

 

1. Doença Assintomática: ao adquirir o vírus, o paciente não tem qualquer sintoma na maioria dos casos, e infecção passa desapercebida por décadas, tempo durante o qual a lesão hepática vai aumentando, podendo chegar na cirrose.

 

2. Ausência de Fatores de Risco Óbvios: apesar das vias de transmissão do vírus da Hepatite C serem bem conhecidas, em cerca de 40%-50% das pessoas infectadas não é possível identificar qual a rota de contaminação.

 

“Fica, portanto, o alerta para que, neste dia Mundial de Luta Contra as Hepatites e em todos os outros...

Matéria em colaboração com o HC UNESP

 

Cuidados simples podem evitar a contaminação pelos vírus da hepatite

 

As hepatites virais são as mais comuns e as que mais geram preocupação na comunidade médica. Segundo o médico infectologista e professor da FMB/Unesp, Alexandre Naime Barbosa, são atitudes comuns que evitam o contágio. “As principais formas de se evitar a contaminação pelas hepatites virais são: uso do preservativo sexual (camisinha), evitar o compartilhamento de objetos de uso pessoal (escova de dente, tesoura e alicate de unha, brincos, pircieng), evitar o compartilhamento de seringas e agulhas, nunca usar seringas e agulhas não descartáveis, além de cuidados com o tipo de água e alimentos ingeridos”, observa.

 

Como ocorre o contágio?

 

Os vírus da hepatite podem ser classificados em A, B, C, D e E. As hepatites do tipo A e do tipo E são transmitidas por consumo de alimentos ou água contaminados, ou por contato direto via secreções.

 

Já nos outros tipos, a transmissão acontece por c...

 

Matéria publicada no Portal Terra em 16/07/2015

 

Leia no link do: Portal Terra

 

No Rio Grande do Sul, 10 pessoas morreram por conta da meningite neste ano, número maior que as três mortes ocorridas em 2014 no mesmo período, e a quantidade de casos também é mais alta. O surto levou a uma grande procura por vacinas na região. Muito se fala sobre os perigos da doença, mas você realmente sabe o que ela é? Afinal, todos os tipos são tão graves e merecem isolamento? Tire essas e outras dúvidas com as respostas do infectologista Alexandre Naime Barbosa, professor da Faculdade de Medicina da Universidade Estadual Paulista (Unesp)/Botucatu; e das pediatras Lélia Nogueira Rodrigues Margarido e Danyelle Oliveira Toledo, e do neurologista Sinesio Grace Duarte, professores da Universidade de Franca (Unifran).

 

 Meningite é uma inflamação

É a inflamação das meninges, membranas que revestem o cérebro e outras estruturas do sistema nervoso central. Essa inflamação pode ser causada por agentes químicos, f...

Em 1980, os dois primeiros alunos do Programa de Residência Médica em Moléstias Infecciosas e Parasitárias (MIP, hoje Infectologia) da Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP concluíam o curso. Para comemorar os 35 anos de atividade, e promover atualização científica e confraternização entre os egressos, a Disciplina de MIP da FMB - UNESP organizou nos dias 19 e 20 de junho de 2015 o 2º Encontro dos Ex-Residentes. Com mais de 80 Infectologistas formados, o programa se solidificou ao longo dessas mais de três décadas, e hoje oferece três vagas anuais, com três anos de estágio.

 

No primeiro dia, os egressos puderam participar da programação científica do 18º Encontro de Infectologia do Interior Paulista - Caipirão 2015 (leia a resenha em: http://www.drbarbosa.org/#!Encontro-de-Infectologia-“Caipirão”-traz-importantes-novidades-e-tem-casa-cheia-em-Botucatu/cqio/5587386f0cf2a5839d91fbc6), e ainda participar à noite de um coquetel de confraternização.

 

Já no segundo dia, os Ex-Residentes vi...

Please reload

Posts Mais Lidos
Please reload

Arquivos
Please reload

Tags