- Dr. Alexandre Naime Barbosa
Mortes por Abelhas alertam sobre importância do Soro Antiapílico

O mais recente ataque de abelhas ocorrido em Botucatu foi registrado dia 9 de fevereiro, e um senhor de 80 anos acabou morrendo dois dias após ser picado por aproximadamente 300 abelhas em uma propriedade rural do município.
Leia em: http://fmb.unesp.br/#!/noticia/952/10-mil-acidentes-com-abelhas-causam-40-mortes-ano-no-brasil/
Na opinião do médico infectologista e professor da FMB/Unesp Alexandre Naime Barbosa, coordenador clínico do Projeto APIS - por meio do qual é desenvolvido o soro antiveneno de abelhas - ao contrário do que acontece em países desenvolvidos, os órgãos regulatórios da pesquisa no Brasil são extremamente burocráticos e pouco eficientes, no que se refere à velocidade de análise e julgamento dos pedidos. “A primeira consequência mais imediata é que essa morosidade excessiva faz com que ensaios clínicos internacionais tenham extrema dificuldade de entrarem no Brasil, porque os países competem entre si para incluir pacientes”, observa.
“O segundo efeito, e mais nefasto em minha opinião, se dá contra a ciência nacional: os poucos pesquisadores brasileiros que tentam vencer a barreira entre os estudos básicos e aplicados em seres humanos são sufocados e desestimulados em prosseguir, frente à burocracia, falta de organização e de interesse em colaborar com a ciência de nosso país”, lamenta o especialista.