top of page
  • Dr. Alexandre Naime Barbosa

HC FMB UNESP é referência para 68 municípios e se destaca como hospital-escola


Matéria do Jornal do Cremesp publicada em Abril 2018


Leia na íntegra abaixo, ou acesse em: http://www.cremesp.org.br/?siteAcao=Jornal&id=2434


Uma população de aproximadamente dois milhões de pessoas, vindas de 68 municípios da região centrooeste do Estado de São Paulo, é, atualmente, usuária do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), que, em 2017, completou 50 anos de existência.


O HCFMB configura-se como a maior instituição pública vinculada ao Sistema Único de Saúde (SUS) na região, com um complexo de 500 leitos, sendo 50 destinados à Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Equipes multiprofissionais realizam cerca de 880 mil consultas ambulatoriais e mais de 10 mil cirurgias hospitalares por ano.


Gestão

A partir de 2011, o HCFMB tornou-se uma autarquia da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, tendo a maior parte de seu custeio feito pelo Estado, juntamente com os recursos provenientes do SUS. Até essa data, o hospital era financiado, exclusivamente, pela Faculdade de Medicina da Universidade Estadual “Júlio de Mesquita Filho”, de Botucatu. “Atualmente, a Unesp não participa mais do financiamento, embora a Faculdade de Medicina de Botucatu esteja umbilicalmente ligada contribuindo com seus professores na assistência, ensino e pesquisa”, diz o superintendente do hospital, André Balbi.


Segundo ele, o complexo tem dificuldades como a maioria dos hospitais públicos do Brasil. “Estamos vivendo um momento de expansão importante, e temos necessidade de um aumento em nosso orçamento. O HC já passou por algumas crises, mas soubemos superá-las, com o esforço e dedicação de nossos colaboradores, sempre mantendo a qualidade do atendimento”, afirma.


Responsabilidade e formação

De acordo com o diretor clínico do hospital, Marcello Laneza, o corpo clínico está inserido em uma instituição de alta complexidade e com demanda elevada de atendimentos. “A diretoria clínica é muito acionada e atuante por meio das várias comissões, o que a torna muito próxima de seu corpo clínico”, relata Laneza. No que tange ao ensino, pesquisa e extensão – vinculados à Unesp –, conta com 419 médicos residentes. “O Hospital das Clínicas é responsável por formar profissionais com senso crítico, conscientes de seu papel na sociedade”, destaca.

#jornal #medicinaeinternet

63 visualizações0 comentário
bottom of page