Dr. Alexandre Barbosa
COVID-19: Onde o Brasil errou e Botucatu e o HC FMB UNESP acertaram no Enfrentamento da Pandemia

COVID-19: Onde o Brasil errou e Botucatu e o HC FMB UNESP acertaram no Enfrentamento da Pandemia 🚫🦠
Assista no YouTube em: https://youtu.be/Nh8Y8i5aoI4
Trecho da Live da Folha de São Paulo sobre “COVID-19 e Ciencia” com o Prof. Dr. Alexandre Naime Barbosa.
O Brasil cometeu três erros principais no combate à Covid-19 até aqui: regiões se prepararam mal para receber a grande leva de doentes, a estratégia de testagem foi inadequada, e a falta de unidade de ações entre as esferas políticas confundiu as pessoas.
Assim resumiu a resposta brasileira ao novo coronavírus do Prof. Dr. Alexandre Naime Barbosa, Chefe da Infectologia do HC FMB Unesp e Consultor da Sociedade Brasileira de Infectologia.
Barbosa foi o convidado do Ao Vivo em Casa desta quarta (2), série de lives da Folha durante a pandemia do novo coronavírus.
O especialista ressaltou que no município de Botucatu, a Prefeitura, a Secretaria de Saúde, a Faculdade de Medicina, o HC FMB UNESP e setor privado se uniram, possibilitando testagem com o exame padrão-ouro (RT-PCR) COVID para todos os casos suspeitos, mesmos os leves, permitindo o isolamento mais rigoroso e a quebra da transmissão viral.
Além disso, a Supervisão do HCFMB modificou a estrutura do Hospital da Clínicas, criando 100 leitos de isolamento em enfermaria e 30 leitos de UTI para COVID.
A Infectologia UNESP em conjunto com a Clínica Médica, assumiu a condução dos pacientes e elaborou protocolos assistenciais extremamente científicos, além de inúmeros projetos de pesquisa em andamento.