Proteja-se de Infecções Praticando Atividade Física

Matéria produzida para o Portal Academia 24 horas. Acesse a matéria original aqui.

Realizar exercícios físicos ajuda a fortalecer o sistema imunológico e deixa o organismo mais bem preparado para enfrentar os vírus sazonais.

O médico infectologista Alexandre Naime Barbosa, membro da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) e professor da Unesp Botucatu, afirma que atividades moderadas são benéficas para o sistema imunológico.

Correr na esteira, na bike ou treinar, por exemplo, pelo menos de quatro a cinco vezes por semana, com o acompanhamento de um profissional, irá deixar seu corpo mais resistente.

Já quem participa de provas mais extenuantes, que exigem mais dos limites do corpo, como maratonas e ultramaratonas, desgasta o sistema imunológico e fica mais suscetível às doenças.

O Dr. Turíbio Barros complementa (matéria original aqui):

A importância da atividade física regular para melhora da resposta imunológica é um tema de bastante interesse, ainda mais no momento atual com epidemias de doenças causadas por vírus e bactérias cada vez mais agressivos. Apesar do exercício físico não ser vacina para nenhuma doença, com certeza, o fortalecimento do sistema imunológico sempre vai proporcionar uma resposta mais rápida e eficaz contra qualquer quadro de infecção.

A literatura científica é repleta de artigos que relatam estudos sobre os benefícios dos exercícios para reforço do sistema imunológico, havendo uma opinião praticamente consensual de que a atividade física moderada é a forma mais adequada para este propósito.O mecanismo da melhora da defesa está associado à um efeito da atividade física regular em promover um aumento das linfócitos, células denominadas “natural killers”. A célula natural killer, linfócito atuante no sistema inato, tem como função destruir células tumorais ou infectadas por vírus.

Outro fator que colabora para a proteção do organismo é o fato de a atividade física promover a diminuição do estresse. Como nosso corpo funciona de maneira harmoniosa, com inter-relação entre os sistemas nervoso, endócrino e imunológico, a redução do estresse faz com que o organismo se fortaleça e fique menos suscetível a diversas doenças. Quanto à melhor forma de atividade para fortalecer o sistema imunológico, parece não haver grande diferença entre as diversas modalidades, prevalecendo sempre o conceito do exercício moderado.

Existem também evidências de que os exercícios com pesos, desde que respeitando o conceito de adequação de carga, também podem melhorar a imunidade. O que se deve evitar são os exercícios de intensidade acima de um limite crítico, que reconhecidamente vão ter o efeito inverso, diminuindo a imunidade e aumentando a incidência de doenças por enfraquecimento imunológico.