SAE de Infectologia "Domingos Alves Meira" em Botucatu, garante qualidade de vida aos pacientes

Matéria publicada pela ONG C Tem Que Saber, C Tem Que Curar em 28/Jun/2017

Link original aqui

Fundado em 2004, inicialmente denominado Hospital Dia, o atual Serviço de Ambulatórios Especializados de Infectologia “Domingos Alves Meira”, unidade própria da Famesp (Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar), presta assistência a pessoas que vivem com HIV/Aids, Hepatite B, Hepatite C, HTLV (vírus linfotrópico para célula T humana) e a indivíduos expostos a esses vírus, por exposição ocupacional ou sexual.

O local possui 9 especialidades na área da saúde (Medicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Serviço Social, Psicologia, Odontologia e Nutrição). Essas ações multidisciplinares garantem qualidade de vida aos pacientes que ali se tratam.

O serviço se consolidou no decorrer dos últimos 13 anos como referência no atendimento clínico especializado e como cenário adequado para o desenvolvimento de pesquisas, conjugando ensino e assistência em um serviço modelo.

O SAEI também oferece assistência à vítimas de acidentes por animais peçonhentos.

Para a Dra. Lenice do Rosário de Souza, diretora técnica do SAEI, “o Serviço é estruturado para atendimento humanizado e multiprofissional, com vistas ‘as necessidades inerentes das pessoas que vivem com essas infecções”.

Segundo o Diretor de Assistência do Serviço, Prof. Dr. Alexandre Naime Barbosa, “ao longo desses 13 anos, as sementes de um serviço baseado nos princípios do acolhimento multiprofissional, interdisciplinar e humanizado cresceram, criando uma estrutura com raízes sólidas, formadas por uma equipe fortemente comprometida e cujos frutos são um serviço de atenção integral à saúde com nível de excelência”.

Atualmente os atendimentos realizados pelo SAEI são:

Hepatite B: 01 ambulatório semanal com cerca de 300 pacientes em seguimento;

Hepatite C: 01 ambulatório semanal com cerca de 400 pacientes em seguimento;

HIV/Aids: 05 ambulatórios semanais com cerca de 1.000 pacientes em seguimento;

HTLV: 01 ambulatório mensal com cerca de 20 pacientes em seguimento;

Nutrição em HIV/Aids: 01 ambulatório semanal;

Acidentes por Animais Peçonhentos: 01 ambulatório bimensal.

Risco Biológico: 01 ambulatório semanal que atende pessoas que sofreram situações de risco de exposição a doenças transmissíveis.

Triagem e Pronto-Atendimento: recebe casos não urgência/emergência relacionados às patologias acima