© 2015 por Spitalex. Criado com Wix.com

  • Wix Facebook page
  • YouTube clássico
  • Slideshare.jpeg
  • LinkedIn App Ícone
Please reload

Posts Mais Acessados

Serviço de Infectologia UNESP - FMB/HC Botucatu

February 15, 2018

Aviso: Página não oficial do Serviço de Infectologia UNESP - FMB/HC Botucatu, as informações aqui contidas são de responsabilidade do autor, e têm como objetivo fornecer uma visão mais completa e atualizada desse serviço. Para acessar o site oficial, entre em www.fmb.unesp.br.

 

Apresentação Geral

 

O Serviço de Infectologia UNESP - Faculdade de Medicina e do HC UNESP (Botucatu/SP) foi iniciado em 1968, e tem por objetivo prestar assistência médica na área de Infectologia nos serviços do Complexo Médico-Hospitalar da UNESP - FMB.


Com atuação em diversas subáreas da especialidade, os profissionais envolvidos (médicos docentes ou médicos contratados) tem também possibilidade de interagirem com o ensino, pesquisa e extensão..

 

Para maiores informações e contato com o Serviço de Infectologia UNESP - FMB/HC Botucatu, use:

 

Fone: (14) 3811-6212 ou E-Mail: doencastropicaisfmb@gmail.com

 

 

 

A. Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP

 

Referência brasileira e internacional em ensino, pesquisa e extensão, a FMB UNESP oferece cursos de graduação em Medicina e Enfermagem, 39 programas de residência médica, 52 de aprimoramento profissional e 12 Programas de Pós-graduação. Na graduação, o curso de Medicina oferece 90 vagas e, o de Enfermagem, 30. Juntos, reúnem 299 docentes e 255 servidores.

 

Implantada em 1963 como Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu (FCMBB) e incorporada à UNESP em 1976, seus cursos possuem uma sólida  base científica, postura ética e uma forte visão humanística e de comprometimento com a cidadania. Seu objetivo é formar profissionais com senso crítico, conscientes de seu papel na sociedade.

 

Os Programas de Pós-Graduação lato sensu compreendem as áreas de Residência Médica, Especialização, Aprimoramento Profissional e Residência Multiprofissional. A Residência Médica conta com 419 residentes e a Residência Multiprofissional conta com 18 residentes. O Programa de Aprimoramento Profissional, destinado à formação de profissionais não-médicos, possui 80 aprimorandos. A FMB UNESP ainda oferece na modalidade Pós-graduação stricto sensu 12 programas de Pós-Graduação nas modalidades Acadêmico ou Profissional.

 

Os Residentes da Infectologia estão ligados ao Departamento de Doenças Tropicais e Diagnóstico por Imagem (DDTDI) da FMB UNESP. Além do programa em Infectologia, esse departamento também reúne as residências médicas em Radiologia e Medicina Nuclear.

 

 

 

B. Hospital das Clínicas (HC UNESP)

 

Hospital universitário que iniciou suas atividades em 1967, é uma autarquia da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo (SES-SP), mantendo vínculos nas áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão com a FMB UNESP.

 

Conta com cerca de 500 leitos de internação, em enfermarias e unidades específicas. Tem amplo corpo clínico diversificado nas mais diferentes especialidades. No HC UNESP, o residente em Infectologia terá atuação nos seguintes palcos de ensino e treinamento:

 

B1. Enfermaria de Infectologia: unidade de internação que conta com 16 leitos, sendo 05 quartos de isolamento, e desses, 02 com pressão negativa.

 

B2. Pronto-Socorro e CIDMAC: unidade de atendimento de urgência e emergência e de Pronto-Atendimento/Triagem, que conta com estrutura física e corpo clínico especializados no suporte avançado de vida.

 

B3. Bloco de Ambulatórios: unidade de atendimento ambulatorial multidisciplinar.

 

B4. Comissão de Controle de Infecção Relacionada à Saúde (CCIRAS): responsável pela vigilância e manejo das infecções hospitalares, e do controle de antimicrobianos.

 

B5. Serviço de Controle e Prevenção de Infecções em Pacientes Imunossuprimidos (SI): responsável pelo manejo dos pacientes imunossuprimidos em risco de infecções.

 

B6. Núcleo de Vigilância Epidemiológica (NVE): responsável pela vigilância epidemiológica

 

B7. Centro de Referência em Imunobiológicos Especiais (CRIE): responsável pela vigilância epidemiológica e manejo da imunização avançada.

 

 

C. Serviço de Ambulatórios Especializados de Infectologia “Domingos Alves Meira” (SAEI-DAM)

 

Criado com o objetivo de prestar assistência de excelência à pessoas vivendo com HIV/Aids, Hepatite B, Hepatite C e HTLV, o SAEI-DAM iniciou suas atividade em 2004, com o espírito de atendimento humanizado, multiprofissional e multidisciplinar. É unidade administrada pela FAMESP, com vínculos de assistência, ensino e pesquisa com a FMB UNESP e o HC UNESP.

 

 

 

D. Centro de Estudos de Venenos e Animais Peçonhentos (CEVAP)

 

O CEVAP é um Centro Interunidade de Unidade Complementar da UNESP, prevista no estudo da Universidade, criado pelo Conselho Universitário em 27 de maio de 1993. Atua como instituição de desenvolvimento e integração dentro da estrutura multi campi, realizando a articulação entre o Ensino, a Pesquisa, a Capacitação de Recursos Humanos e a Extensão Universitária sobre sua temática de atuação. 

 

Visando a formação e capacitação de profissionais o CEVAP oferece estágio para alunos de graduação e residência profissional nos diferentes departamentos envolvidos com o centro, cursos presenciais ou a distância de Extensão universitária. Aprimoramento, Especialização e Pós-Graduação, curso sobre "Acidentes com animais peçonhentos" para os alunos de graduação dos cursos de medicina, Enfermagem e Medicina Veterinária e Programa de Aprimoramento Profissional em Animais Peçonhentos em parceria com o DDTDI FMB UNESP.

 

 

 

 

 

Atividades do Serviço de Infectologia UNESP - FMB/HC Botucatu

 

A. Ambulatórios de Infectologia:

 

A1. Acidentes por Animais Peçonhentos (SAEI-DAM): 01 ambulatório bimensal.

 

A2. Chagas (HC UNESP): 01 ambulatório semanal com cerca de 300 pacientes em seguimento. 

 

A3. Geral (HC UNESP): 01 ambulatório semanal que atende pacientes com tuberculose, sífilis e outras patologias da área.

 

A4. Hepatite B (SAEI-DAM): 01 ambulatório semanal com cerca de 250 pacientes em seguimento.

 

A5. Hepatite C (SAI-DAM): 01 ambulatório semanal com cerca de 400 pacientes em seguimento.

 

A6. HIV/Aids (SAEI-DAM): 05 ambulatórios semanais com cerca de 800 pacientes em seguimento.

 

A7. HTLV (SAEI-DAM): 01 ambulatório mensal com cerca de 20 pacientes em seguimento.

 

A8. Micologia Clínica (HC UNESP): 01 ambulatório semanal, que atende pacientes com Paracoccidioidomicose, Criptococose, Histoplasmose, Aspergilose entre outras.

 

A9. Nutrição em HIV/Aids (SAEI-DAM): 01 ambulatório semanal.

 

A10. Nutrição em Infectologia Geral (HC UNESP): 01 ambulatório semanal.

 

A11. Risco Biológico (SAEI-DAM): 01 ambulatório semanal que atende pessoas que sofreram situações de risco de exposição a doenças transmissíveis.

 

 

B. Enfermaria de Infectologia (HC UNESP): 16 leitos, sendo 05 isolamentos, e desses 02 quartos de pressão negativa. Atividades na rotina e em plantões.

 

C. Triagem e Pronto Socorro de Infectologia (HC UNESP): Urgência, Emergência e Pronto-Atendimento em Infectologia, 24 horas/dia. Atividades na rotina e em plantões.

 

D. Comissão de Controle de Infecção Relacionada à Saúde (CCIRAS HC UNESP)

 

E. Serviço de Ambulatórios Especializados de Infectologia “Domingos Alves Meira” (SAEI-DAM)

 

F. Serviço de Controle e Prevenção de Infecções em Pacientes Imunossuprimidos (SI HC UNESP)

 

G. Centro de Referência em Imunobiológicos Especiais (CRIE HC UNESP)

 

 

 

 

Corpo Médico

 

O Corpo Médico do Serviço de Infectologia UNESP - FMB/HC Botucatu compreendem docentes e médicos contratados do complexo FMB UNESP. São profissionais extremamente comprometidos com o ensino, apresentando larga experiência clínica, e de destacado desenvolvimento científico.

 

Prof. Titular Benedito Barraviera - Lattes


Profa. Adjunta Lenice do Rosário de Souza - Lattes


Prof. Adjunto Carlos Magno Castelo Branco Fortaleza  - Lattes


Prof. Dr. Ricardo Augusto Monteiro de Barros Almeida - Lattes


Prof. Dr. Alexandre Naime Barbosa  - Lattes


Dr. Ricardo de Souza Cavalcante - Lattes

 

Dra. Érika Alessandra Pelisson Nunes da Costa - Lattes

 

Dra. Mônica Bannwart Mendes - Lattes
 

Dra. Letícia Lastoria Kurozawa - Lattes

 

Dr. João Paulo Vasconcelos Poli - Lattes

Dr. Sebastião Pires Ferreira Filho - Lattes


Dra. Fernanda Saad Rodrigues - Lattes

 

Dr. Paolo Andreotti

 

 

Please reload

Tags

Deixe sua sugestão ou recado aqui.

Posts Mais Recentes
Please reload

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now